Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
*ATUALIZADA às 18h58min do dia 21 de junho de 2019
Cerca de 2 mil estudantes estão em busca do sonho de ingressar em um curso de graduação na tarde desta sexta-feira. São os candidatos que realizam a prova do vestibular de inverno da Universidade Franciscana (UFN). Por volta de 12h, começou o movimento nos conjuntos I e III da instituição, nas ruas dos Andradas e Silva Jardim. O trânsito não apresentou lentidão em nenhum dos locais. O gabarito oficial foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira. Clique aqui para conferir.
Os candidatos foram divididos de acordo com o curso para o qual foram inscritos. São cerca de 1.500 estudantes que fazem a prova no Conjunto III e almejam vaga nos cursos de Medicina e Odontologia. A saída das salas, neste conjunto, só foi permitida a partir das 17h. Neste conjunto, a prova conta com 50 questões objetivas, além da redação.
Já os outros 500 estudantes, que realizaram o concurso no Conjunto I, esperam ingressar nos outros 28 cursos da UFN. Estes puderam sair a partir das 14h30min, uma hora depois do inicio da prova, pois, para estes estudantes, a prova contava apenas com a redação.
Antes de entrarem na sala de aula, os candidatos ficaram no pátio da instituição. Muitos curtindo um sol, outros conversando com os amigos para se distraírem, e ainda recebendo o apoio dos familiares e professores.
UFN vai realizar vestibular agendado para 9 cursos a distância
Em um canto do conjunto III estava a estudante Nathália Machado 20 anos, natural de Santiago, conversando com o professor de Literatura Escobar Nogueira. Ela pediu algumas dicas antes de entrar para a sala.
- Pedi algumas dicas de contos, que eu acho bem difícil. É bom eles estarem aqui, passa confiança para gente. Estou bem confiante, é complicado dizer o que espero, estamos decidindo o nosso futuro - disse Nathália, candidata a uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido da instituição.
O professor atendeu ao pedido da aluna e além de dar dicas para a prova tranquilizou os estudantes como costuma fazer em toda edição do vestibular.
- Eles gostam de nos ver aqui e a gente gosta de vê-los. É importante este apoio em um momento que e certa forma é tenso, a gente tenta passar tranquilidade. Esperamos que a prova avalie quem saiu do Ensino Médio, com questões que os alunos tenham visto em sala de aula - completou Escobar.
Escolher a profissão não é uma tarefa fácil, por isso, fazer o vestibular é um momento que requer bastante preparação. A estudante Isadora Librelotto, 19 anos, natural de Fortaleza dos Valos estava confiante, mas um pouco preocupada com a prova de Redação.
- A prova de Redação é bem difícil e exigente, mas estou confiante. Espero uma prova bem elaborada e conteudista, tomara que seja acessível para quem estudou - comentou Isadora que tenta uma vaga no curso de Medicina pela quarta vez.
Já o jovem Lázaro Balsan, 17 anos, estava estreando no vestibular. Ele optou pelo curso de Odontologia.
- No final do ano eu termino o ensino médio. Acredito que vai ser uma prova acessível, mesmo sendo a primeira vez estou tranquilo - relatou Lázaro.
VÍDEO: como são feitos os barris para fabricação de bebidas na Serra gaúcha
Dedicação, responsabilidade e muito estudo. Foi assim que a jovem Érika Pires, 19 anos conduziu os estudos desde que saiu da cidade de São Gabriel e veio morar em Santa Maria para fazer o Ensino Médio e cursinho pré-vestibular. A mãe dela, Márcia Beatris Pires, 48 anos, estava apoiando a filha neste momento decisivo.
- Cheguei na quinta-feira e fiz questão de vir com ela aqui. É importante dar um abraço, apoio e deixar ela mais calma. Estamos bem confiantes, este é o ano da aprovação. Somos muito unidas, acho que estando aqui eu passo mais segurança para ela - declarou Márcia.
ABSTENÇÃO
A taxa de candidatos que não realizaram a prova foi de 9,8%. O número representa 195 candidatos que se abstiveram da prova.
TEMA DA REDAÇÃO
Os estudantes que realizaram a prova para Medicina e Odontologia tiveram como tema "o porquê da sensação de falta de tempo, de pressa constante e da necessidade de priorizar aquilo que realmente importa em sua vida".
Enquanto os estudantes do Conjunto I, ou seja, os candidatos a outros cursos escreveram sobre "o que as pessoas estão deixando de ver, quando passam muito tempo para uma telinha?".
- Se observado o contexto atual da educação superior, nos consideramos o numero de inscritos bem elevado para o vestibular de inverno. O curso de Medicina mostra isso, é bem concorrido em âmbito estadual e nacional. A área da saúde é uma das mais procuradas, estão sempre bem cotados - declarou a Reitora Irmã Iraní Rupolo.
Além disso, a reitora comentou sobre a aplicação da redação para os 28 cursos. O objetivo é dar chance a uma demanda reprimida, serve para facilitar e estimular as pessoas a ingressar na educação superior e que por vezes estão desacostumadas com provas de física, química e matemática.
O listão de aprovados será divulgado na semana que vem, dia 28, no site e na Rádio Web UFN.